Desde 2017 que nos apegámos à playlist Rap Tuga do Spotify, que nos ia alimentando com a nata do hip hop contemporâneo em português. Com o passar do tempo, vários subgéneros das sonoridades ditas urbanas, começaram a integrar a lista, como o afrobeats e o afroswing. Por isso, o Spotify acaba de anunciar que mudou o nome da playlist para “Na Zona”, lançando-se assim entre outros ritmos musicais.
Desde 2017 que o interesse pelo rap tuga tem aumentado, com os streams da popular playlist a registarem um aumento de 824%, avançou a plataforma de música e podcasts.
E não é só em Portugal que o género está a ganhar popularidade. Os dados do Spotify revelam que os streams da playlist vêm de todo o mundo, com streams da Suíça e França no topo, mas também de Angola, Moçambique e Cabo Verde, onde a plataforma foi lançada em 2021.
Além da novidade “Na Zona”, o comunicado enviado à redação da BANTUMEN indica também que, dentro do hip hop, o grupo Wet Bed Gang ocupou o primeiro lugar durante três anos consecutivos (2018-2020), enquanto Julinho KSD assumiu o trono em 2021. ProfJam também tem estado no top 3 nos últimos dois anos, e Piruka tem sido um artista recorrente nos artistas mais ouvidos desde o lançamento da playlist.
Em 2022, Wet Bed Gang viu a música “Devia Ir” entre as mais ouvidas, mas o pódio vai para Sippinpurpp, com “Fato treino do City”, Ivandro com “Lua” e “Moça”, e Minguito 283 com “Andalé”.
Voltando à playlist “Rap Tuga”, agora “Na Zona”, o Spotify também revela quem está a ouvir a playlist – e, sem surpresa, é a Gen Z que parece ser o maior fã da playlist, com 48% dos streams a serem de ouvintes com menos de 24 anos.
Atento à evolução do género, o Spotify está agora a despedir-se do nome “Rap Tuga” e a lançar-se entre os ritmos musicais portugueses com o novo nome “Na Zona”. Melanie Parejo, Head of Music para o Sul da Europa, reconhece que o género tem crescido nos últimos anos, e as novas influências do género: “Estamos a assistir a uma mudança geracional entre os rappers em Portugal e com isso uma evolução do próprio género. Já não é apenas rap ou hip-hop, é trap, drill e muitas outras sonoridades que se estão a misturar dentro do rap tuga. Também vemos influências do Reino Unido e do Brasil no espaço do drill“, diz a líder da plataforma, acrescentando também a influência das sonoridades e idiomas dos PALOP.
Abaixo estão os artistas e canções mais ouvidos em 2022:
Os dez mais ouvidos rappers portugueses em 2022
As dez músicas de rap em português mais ouvidas em 2022
- “Fato treino do City” de Sippinpurpp
- “Lua” de Ivandro
- “Moça” de Ivandro
- “Andalé” de Minguito 283
- “Stunka” de Julinho KSD
- “Devia Ir” de Wet Bed Gang
- “Louco” de Bluay, Piruka
- “Imagina” de FRANKIEONTHEGUITAR, Ivandro, Slow J
- “São Paulo” de Yuri NR5
- “Tempo” de Bispo, FRANKIEONTHEGUITAR, LON3R JOHNY, T-Rex
Os países que ouvem a playlist do Rap Tuga
- Portugal
- Suíça
- França
- REINO UNIDO
- Luxemburgo
- Angola
- Alemanha
- Moçambique
- Cabo Verde
- Brasil
Postar um comentário