Nos Estados Unidos tem-se observado um levantamento social contra o constante abuso de poder das forças policiais em relação à comunidade negra, mas o pico desta tensão aconteceu há dois dias quando dois negros foram alvejados até à morte por dois agentes e cujos vídeos foram parar às redes sociais.
Além de cidadãos comuns e organizações como o Black Lives Matter, há agora também celebridades a unirem-se à causa e a “gritar” em defesa dos direitos humanos de todos os negros. Estes são só alguns dos testemunhos que recolhemos nas redes sociais, mas é visível que cada vez mais a comunidade de celebridades negras, que tem algum poder junto da população, tem-se insurgido, o que na linha do tempo pode ser crucial nessa jornada de mudança de mentalidades.
Jay Z é uma dessas celebridades que decidiu dar a cara e manifestar-se politicamente através da sua música. “Spiritual”, lançada ontem, é uma homenagem às “famílias que perderam um ente querido pela brutalidade policial” que esteve a ser preparada ao longo de um ano mas que só agora conseguiu terminar, disse o rapper.
Beyoncé também já mostrou que está a mudar o seu estatuto político em relação ás injustiças sociais que têm sido denunciadas no EUA, com “Formation” a causar grande controvérsia entre o seio político norte-americano. Ontem, no seu site, a artista declarou: “Estamos cansados das mortes dos nossos jovens nas nossas comunidades. É obrigação nossa declarar a nossa posição e pedir para pararem de nos matar. Não precisamos de empatia. Preciso que todos respeitem as nossas vidas. Vamos nos erguer como comunidade e lutar contra todos os que acreditam que matar ou qualquer acto de violência por parte de quem é suposto nos proteger deve continuar impune… Todos temos poder para canalizar a nossa raiva e frustração em acção. Precisamos usar a nossa voz para contactar políticos e legisladores nos nossos distritos e pedir mudanças sociais e judiciais.”
Jesse Williams foi protagonista de um dos discursos mais fortes sobre as políticas separatistas e injustiças sociais vividas pela comunidade negra, na semana passada, durante os BET Awards.
P.Diddy reagiu aos últimos acontecimentos com um testemunho no Instagram. “Os eventos que têm acontecido são inevitáveis. Isto não aconteceu do nada. Estamos a lidar com isto porque fomos levados a isso. Somos vistos e tratados como animais que vocês devem temer tal como temem o bicho papão.”
Postar um comentário